Documentário que retrata experiência de mulheres no entorno do Parque Estadual dos Três Picos estreia no dia 30 de abril em Nova Friburgo

Documentário que retrata experiência de mulheres no entorno do Parque Estadual dos Três Picos estreia no dia 30 de abril em Nova Friburgo

O documentário ‘Viação Canela’, das jornalistas Luciana Thomaz e Carú Rezende, estreia no dia 30 de abril, às 19h, na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, e também no canal do Youtube: @tudoebatuque, convidando o público a viver uma jornada sensível, potente e profundamente conectada com a natureza, a cultura local e as histórias de mulheres transformadas pela convivência com o Parque Estadual dos Três Picos – o maior parque estadual do estado do Rio de Janeiro.

Mais do que um filme, ‘Viação Canela’ é um reencontro. Criado originalmente em 2004, o projeto retorna 20 anos depois em formato cinematográfico para explorar as interseções entre território, identidade e resistência feminina.

“No início dos anos 2000, a ideia era criar oportunidades para viajar e exercitar todo o nosso potencial de produção. Era um ensaio para os ‘vlogs’ de hoje em dia. O Viação Canela sempre teve o objetivo de informar através da vivência de um turismo sustentável, sempre colocando a comunidade local em primeiro plano”, ressalta Luciana Thomaz, diretora do filme.

Com um olhar intimista, o documentário mergulha nas experiências de mulheres que vivem no entorno do parque – abrangendo os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu – revelando como cultura, tradição e sustentabilidade se entrelaçam no cotidiano dessas comunidades.  A obra propõe uma reflexão profunda sobre conservação ambiental, turismo ecológico e o papel das mulheres na construção de futuros mais justos e integrados com a terra.

"Estamos comprometidas com a preservação do meio ambiente e acreditamos que as verdadeiras protagonistas dessa transformação são as pessoas que tornam isso possível. Ao conhecer tantas mulheres dedicadas à história e à cultura do Parque Estadual dos Três Picos, fiquei profundamente encantada com seu empenho e paixão. O Viação Canela surge como uma oportunidade única de resgatar não apenas o amor pela natureza, mas também a valorização da cultura local e a importância da comunicação na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Carú Rezende, diretora de produção do projeto.

O projeto é realizado pela Produtora TUDO É BATUQUE em parceria com a FEROZ - LABORATÓRIO CRIATIVO, com apoio cultural do INEA - Instituto Nacional do Meio Ambiente e do Parque Estadual dos Três Picos e patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

 

Data da estreia: 30 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: Usina Cultural Energisa – Nova Friburgo (Entrada gratuita)
Disponível no Youtube: @tudoebatuque

Mais informações e atualizações:
@viacaocanela


FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO: LUCIANA THOMAZ

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: CARÚ REZENDE

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: HUSSAN FADEL

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: FERNANDA LAURO, FERNANDO MOREIRA, NAIARA RENTES E WILSON PINHEIRO

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: DAVI MOTTA

ROTEIRO: DAVI MOTTA E HUSSAN FADEL

PESQUISA: HUSSAN FADEL

IMAGENS: DAVI MOTTA E MARCELO FARIA

DRONE: RAPHAEL PINHEIRO

ÁUDIO: CASSIANO BENHUR E GUTO SOARES 

EDIÇÃO: PABLO PAIS E LUCIANA THOMAZ

LEGENDA: PABLO PAIS

FINALIZAÇÃO E TRILHA SONORA: PABLO PAIS

AUDIODESCRIÇÃO: KELLY SCORALICK E SAMIR HAUAJI

LEGENDAGEM DESCRITIVA:REPLAY VIDEO

ENTREVISTADORAS: CARÚ REZENDE E LUCIANA THOMAZ

STILL: JURAN SANTOS

REDES SOCIAL: WILSON PINHEIRO

ASSESSORIA DE IMPRENSA: NAIARA RENTES

IDENTIDADE VISUAL: NAYHARA PACHECO 

ARTE GRÁFICA: CARÚ REZENDE

MOTORISTA: PAULO MONTANHA

APOIO: INEA, PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS, ENERGISA CULTURAL

REFUGIO TRÊS PICOS, CAMPING CALEDÔNIA, FLÁVIA DAUDT - CONSULTORA DE APARÊNCIA

CARÚ E LU VESTEM: HIPY E SURIEL - SLOW FASHION