e reforça seu compromisso com a moda sustentável e a valorização de talentos locais
Consolidando seu protagonismo como agente fomentador da inovação e da sustentabilidade nos setores produtivos locais, a ACIANF participou do Friburgo Fashion Week, evento inédito realizado no dia 12 de abril, no Espaço Arp, que reuniu grandes nomes da moda, autoridades e jovens criadores em um movimento ousado de reposicionamento do setor.
A participação da entidade no evento integrou a agenda estratégica do programa ACIANF PRESENTE, iniciativa que visa estreitar laços com os segmentos empresariais, apoiar projetos de impacto e dar visibilidade à atuação dos conselhos da Associação. Estiveram presentes o vice-presidente de Cultura, Turismo e Serviços da ACIANF, Flávio Stern, o presidente do Conselho Fiscal, Sérgio Tadeu Miranda, e a supervisora de comunicação, Anne Marjie, que também foi uma das convidadas do talk show temático “Impulsionando o futuro da moda em Nova Friburgo”, ao lado de nomes como Bianca Mota, Francisco Brito, Adriana Santos e Marcelo Verly.
Moda como ferramenta de desenvolvimento local
Durante sua participação no painel, mediado pela comunicadora Carol Meyer, e ao lado da designer Bianca Mota, Anne Marjie destacou a importância de posicionar Nova Friburgo não apenas como Capital Nacional da Moda Íntima, mas como polo de moda autoral, sustentável e tecnológica. “Temos um ecossistema produtivo consolidado, mas precisamos ir além: estimular o design autoral, investir em tecnologia e contar nossas histórias por meio da moda. A moda é uma poderosa ferramenta de expressão e de desenvolvimento econômico. Precisamos entender qual mensagem queremos passar ao consumidor quando o mesmo olhar a etiqueta de um produto nosso, de fato”, afirmou.
Anne Marjie, Bianca Mota e Carol Meyer, no Talk "Impulsionando o futuro da moda em Nova Friburgo"
Anne também ressaltou o papel da ACIANF no incentivo a eventos como o Friburgo Fashion Week e a Fevest, defendendo que a realização desses projetos é crucial para potencializar o talento local e criar novas oportunidades de negócios. “Sustentabilidade, inovação e identidade cultural não são mais diferenciais e tendências, são o novo básico”, declarou, ao abordar os desafios da produção sustentável e as oportunidades para diferenciação no mercado.
Formação, tecnologia e valorização da cultura local
Ao tratar da transformação digital no setor, a representante da ACIANF foi enfática: “A adoção de ferramentas como inteligência artificial, automação e marketing digital deve ser encarada como prioridade para que nossas indústrias se mantenham competitivas. Personalização em escala e eficiência produtiva são os novos drivers de mercado.”
Na pauta da formação profissional, Anne defendeu o fortalecimento de parcerias entre instituições de ensino, como o SENAI, e o setor produtivo, com foco em qualificação técnica e fomento ao empreendedorismo jovem, além de programas de mentoria para novos talentos. “Precisamos colocar os jovens para jogar junto com os experientes. Isso é o que constrói um setor forte e preparado para o futuro.”
Ela também propôs a criação de um “polo fashion-tech” e a elaboração de um plano estratégico de promoção internacional, que posicione a cidade nos principais circuitos da moda global.
Anne Marjie, supervisora de comunicação da ACIANF
BOOM! Novos Talentos: inovação com propósito
O evento teve como ponto alto o desfile do projeto BOOM! Novos Talentos, que apresentou criações autorais de seis jovens estilistas da cidade. A grande vencedora da noite foi Maria Laura Aguiar, com a coleção “Carta do Futuro Verde”, que uniu estética, propósito e reaproveitamento de materiais. O projeto foi idealizado e realizado por Marcos Puga, CEO da Puga Images, Br4, Oro, com apoio institucional do CEVEST, da ACIANF, SEBRAE RJ, Espaço Arp, Prefeitura de Nova Friburgo e patrocínio de O Boticário.
Maria Laura Aguiar é a grande vencedora da noite
Presente no evento, o cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang, destacou a importância do evento como um ponto de conexão entre sustentabilidade e juventude criativa — valores também defendidos pela ACIANF. “A juventude está liderando essa transformação. Foi inspirador ver o que está sendo construído em Nova Friburgo”, disse.
ACIANF: presente, atuante e comprometida com o futuro
A participação da ACIANF no Friburgo Fashion Week reafirma o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável, a inovação nos negócios e a valorização do capital criativo local. “Esse evento traduz exatamente o que a ACIANF defende: um ambiente fértil para ideias novas, que respeitam a tradição produtiva da cidade, mas olham para o futuro com ousadia e responsabilidade”, conclui o presidente da entidade, Roosevelt Concy.
ACIANF PRESENTE, programa guarda-chuva da gestão atual da ACIANF
Com uma atuação firme e estratégica, a ACIANF segue presente onde o futuro está sendo desenhado, apoiando iniciativas que colocam Nova Friburgo no mapa das transformações mais relevantes da indústria da moda brasileira.