Como se preparar e vender mais?
Black Friday é como conhecemos a ação promocional realizada por lojistas na última sexta-feira do mês de novembro e é uma data significativa para o empreendedor. A ação tem como objetivo reforçar as vendas de final de ano e surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada logo após o feriado do Dia de Ação de Graças.
O número de vendas no mês de novembro tende a aumentar e gerar movimento, faturamento e muito sucesso para o negócio. O que o consumidor busca é o melhor preço, associado à qualidade.
Porém, é necessário que o lojista esteja preparado para aproveitar o aumento nas vendas. Um bom planejamento, independente do segmento de atuação, pode ser garantia para sair na frente e se destacar em meio a tantos descontos e ofertas.
A Black Friday 2022 está chegando com boas expectativas, e seu negócio precisa estar pronto para a data. 2022 é um ano atípico, com Haloween, Copa do Mundo, Black Friday e Natal, acontecendo quase simultaneamente, o que faz com que o movimento do comércio seja diferente.
O número de pedidos no e-commerce brasileiro cresceu 4,3% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. O faturamento nos primeiros cinco meses do ano foi 785% maior do que antes da pandemia, segundo dados da Neotrust.
Alguns especialistas do mercado estão projetando bons números para a data, como a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), que tem a expectativa de aumento de 3,5% nas vendas quando comparados com o ano anterior e movimento de mais de R$ 6 bi na Black Friday.
Mas o seu negócio está preparado para a Black Friday 2022?
Sabendo que o momento é favorável para o comércio eletrônico em 2022, já podemos apontar a primeira dica de como se preparar para a Black Friday! A internet já se mostrou um território essencial para quem vende, não só no ato da venda, mas também na divulgação do negócio, as redes sociais, por exemplo, são grandes aliadas.
Confira algumas dicas que o time de Comunicação da ACIANF traz pra você:
- Tenha um bom posicionamento na internet
Mantenha a comunicação com seus clientes e prospects nas redes sociais e sites de sua empresa. Garanta que a comunicação e as promoções estão corretas e que seja fácil para o cliente fazer contato e comprar por meios eletrônicos.
- Prepare seu time de vendas
A equipe deve estar alinhada com o propósito da Black Friday, saber de todas as promoções e saber contornar qualquer problema na trajetória de compra do cliente. Reúna-se com seu time e já trace as metas de vendas!
- Fique de olho na experiência do cliente
Preocupe-se com toda a jornada de compra do seu cliente. Desde o momento que ele entra na loja, ou no seu site e cuide também do pós-venda. Garanta que seu cliente está satisfeito com o produto, entrega e atendimento. A Black Friday pode ser o momento ideal para atrair novos clientes e transformá-los em consumidores fiéis da sua marca.
- Prepare seu estoque
Se a data promete um aumento de vendas, seu estoque deve estar pronto para dar conta dos pedidos. Aumente a quantidade daqueles itens que mais saem e prepare promoções agressivas para zerar aqueles produtos que estão mais parados.
Não sabe quais são os produtos que vendem mais? Então é hora de começar a se preocupar com isso. Tente analisar resultados dos meses anteriores para tirar uma média e “calibrar” seus pedidos junto aos fornecedores.
- Dê atenção ao frete
O frete é um dos fatores mais importantes na decisão do cliente. Ofereça, se possível, descontos nessa etapa da compra e considere até oferecer frete grátis. Mantenha a informação do envio clara e de fácil acesso em seu site e procure dar várias opções de envio. Lembre-se do prazo de entrega. Neste período, possíveis atrasos serão esperados.
- Escute seu cliente
Escute sempre o que seu cliente tem a dizer! Abra canais de atendimento nas redes sociais e no site para que mensagens possam ser enviadas facilmente, e fique atento para identificar reclamações recorrentes. Consulte sites como o Reclame Aqui, e reveja sempre que necessário, todas as estratégias de vendas.
- Facilite e diversifique a forma de pagamento
Seja na internet ou em loja física, oferecer diversidade nas opções de pagamento é essencial! Seja em dinheiro, cartão, Pix, QR-Code, links, ofereça sempre uma forma segura de pagamento.
- Qualquer segmento deve estar preparado
Os produtos mais procurados, historicamente, na Black Friday são smartphones, televisões, eletroportáteis, produtos de informática, eletrodomésticos e artigos de vestuário e perfumaria. Em 2022, com a Copa do Mundo acontecendo a partir de novembro, o consumo pode ser voltado também para o turismo, idas a restaurantes, bebidas, alimentos, TVs e artigos esportivos.
Seja você do comércio, da indústria, do turismo ou de outros segmentos, sua empresa deve estar preparada para as datas comemorativas. Faça seu planejamento, trace suas metas e mãos à obra!
Pensando na importância da Black Friday, a ACIANF traz um evento gratuito aos seus associados, na próxima terça-feira (08/11), às 09 horas, com um café da manhã especial na sede da entidade e palestras de especialistas em Marketing Digital e E-commerce voltados para a Black Friday! Se você é associado, não perca a oportunidade!
Se você é associado, confirme sua presença no próximo café, através do WhatsApp da ACIANF: (22) 2522-1145