Projeto de Pesquisa na área rural conta com presença ACIANF

Projeto de Pesquisa na área rural conta com presença ACIANF

Engenheiros Agrônomos da ACIANF participaram da apresentação de um projeto de pesquisa na área rural de Nova Friburgo

Os engenheiros agrônomos, consultores da ACIANF: Camila Porto e Gabriel Violento participaram, na última terça-feira, 23, no auditório da Secretaria da Ciência e Tecnologi, da apresentação do Projeto: “O enfoque eco epidemiológico da substâncias tóxicas com impacto na saúde da população rural do cinturão verde do Estado do Rio de Janeiro:  Intoxicações e exposições crônicas aos pesticidas e a sua relação com a doença renal crônica, no contexto da agricultura fluminense”.

A pesquisadora da UFRJ, Aline Espindola, doutora em Saúde Coletiva, apresentou a metodologia do projeto de pesquisa que prevê o acompanhamento de 5.000 indivíduos, entre 18 e 65 anos, durante um longo período de tempo para traçar a dinâmica da saúde da população. Serão aplicados questionários para buscar entender o perfil de exposição da população aos agrotóxicos, concomitantemente à coleta de amostras de sangue e urina. 

Inicialmente o Projeto irá estudar a região de Vargem Alta, devido à ampla utilização de agrotóxicos na produção das flores e a maior exposição na aplicação, já que a maioria dos produtores fazem as aplicações em estufas, onde há a menor circulação de ar. Em um segundo momento, o projeto atuará junto à população do Distrito de Campo do Coelho, onde predomina a horticultura.  

A motivação para o projeto está em entender as causas da epidemia global de doença renal crônica de origem desconhecida, ou seja, não associada a pacientes com diabetes ou hipertensão prévia. E comprovar se há uma associação positiva entre esses desfechos renais e o uso do agrotóxico nas áreas rurais.  

O projeto contará com o conhecimento colaborativo das Secretarias Municipais Agricultura e Desenvolvimento Rural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde. E é o primeiro estudo longitudinal (Coore) que avaliará condições de saúde na área rural no Brasil. 

O público foi recebido pelo anfitrião, secretário de Ciência e Tecnologia, André Montechiari. 

Na ocasião, os presentes, agricultores, extensionistas, consultores da ACIANF e Secretários Municipais e pesquisadores da Embrapa, contribuíram com depoimentos para ajustar a estratégia de divulgação da pesquisa e o alcance ao produtor rural.