No final de semana do dia 21 de setembro, o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, junto ao presidente do Nova Friburgo Country Clube, Roosevelt Concy e o Vice-presidente de Administração da Acianf, Juvenal Condack, recebeu a visita do Cônsul da Bélgica, Jean Paul Charlier, do Sommelier Belga, Mervyn Scheepers e do Presidente do Instituto Ibelga, Ricardo van Hombeeck.
Com o Projeto de Incentivo ao Plantio de Lúpulo, a Acianf, em parceria com Emater-Rio, Instituto Ibelga e Viveiro Paulo Cordeiro, pretende fomentar o mercado cervejeiro estreitando laços com profissionais, técnicos, especialistas em cerveja, de países que possuem uma cultura cervejeira enfática e marcante como a Bélgica.
Além do incentivo ao mercado cervejeiro e plantação do lúpulo, esse encontro foi o início de um estreitamento de laços para uma interação maior entre Nova Friburgo e Bélgica em diversos setores.
Júlio Cordeiro ressaltou a importância de trazer o conhecimento belga e suas técnicas para contribuir com o Projeto e com todo o polo cervejeiro de Nova Friburgo.
O sommelier, Mervyn Scheepers, destacou que “são necessários incentivos para conseguir alavancar o projeto e que seria um prazer fazer parte de iniciativas como essa. ”
Escola Belga
Referência na produção de cervejas, o país surpreende com a quantidade de estilos e marcas disponíveis. Belgian Ale, Witbier e Lambic são alguns dos estilos dessa escola.
Uma característica marcante é a criatividade dos cervejeiros belgas. A escola belga possui sabores complexos pelo uso de cereais, frutas, condimentos e especiarias. O teor alcóolico elevado também é uma particularidade desse estilo.
Em Nova Friburgo, existe uma cervejaria que trabalha, exclusivamente, com receitas belgas, a Hoogstad, que fica no Cônego.

Nova Friburgo estreita laços com a Bélgica
Acessos: 446