Na tarde desta sexta-feira, 05, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), sediou uma reunião com lideranças do poder público e privado para dialogar sobre o Centro de Tecnologia, que estava projetado para ser construído em Nova Friburgo pelo Governo do Estado do Rio.
Anunciado em junho do ano passado, o Centro de Tecnologia, que teria, inclusive, espaço já definido para a sua construção em Friburgo, poderia migrar para a Baixada Fluminense ou até mesmo para uma cidade do Sul do Estado.
A unidade do Centro Tecnológico, segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, contaria com ensino profissionalizante, ensino a distância e também cursos de inovação e tecnologia, que seriam adaptados à vocação econômica da cidade e região, possibilitando a Nova Friburgo se tornar um polo de inovação.
Os impactos da perda do Centro Tecnológico em Nova Friburgo podem ser enormes, se tratando de desenvolvimento em diversos setores e também no incentivo à educação superior e técnica do município.
O Dr. Serginho, ex-secretário de ciências e tecnologia, que foi a pessoa responsável por trazer esse equipamento aqui para Nova Friburgo, junto ao governador Cláudio Castro, seria recepcionado pelo grupo de lideranças locais, formado por alguns secretários municipais e também o candidato a deputado federal, Rogério Cabral, que realizou o pedido da reunião,
No entanto, meia hora antes do encontro, o Dr. Serginho recebeu um telefonema do próprio governador, para que pudesse se dirigir imediatamente à capital, para defender uma proposta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), impedindo-o de participar presencialmente. Enviou então, um vídeo ao grupo se comprometendo a trazer esse equipamento que é de suma importância para o desenvolvimento a médio e longo prazo para Friburgo.
Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF, ficou muito satisfeito com a união do grupo e afirmou, que mesmo sem a presença do Dr. Serginho, a reunião foi bastante produtiva: “Mesmo sem a presença do Dr. Serginho, a reunião seguiu com as diversas lideranças presentes, entre elas, Marcelo Verly, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo, e o que nos deixou muito satisfeitos foi a união de todos para defender o Centro de Tecnologia para nossa cidade. O terreno proposto inicialmente para a construção, não poderia mais ser utilizado, por apresentar alguns riscos, mas uma nova área que pertence ao Governo do estado na localidade do Terra Nova, de 16 mil metros quadrados, já está sendo ofertada. As questões burocráticas de transferência de propriedade já estão sendo encaminhadas e é uma esperança que seja feito lá, pois será de melhor proveito, até para inserir a comunidade do local, que é muito carente de muitos equipamentos públicos, para treinamentos e estudo num lugar perto das suas residências, o que dará um sentido de pertencimento muito grande às pessoas daquela comunidade. Acertamos também, de entregar um manifesto, não só ao atual governador do estado, e ao deputado Dr. Serginho, como a outras pessoas que defendem esse equipamento e a todos os candidatos a governador nas próximas eleições, mostrando a necessidade e a importância de ter um Centro de Tecnologia aqui pra Nova Friburgo.”