Já planejou as ações para o Dia do Consumidor? Já parou para pensar como essa data é importante para a sua empresa?
Um dos nossos grandes desafios como empreendedores, em um mercado tão competitivo quanto o atual, é ter destaque entre os concorrentes e fazer com que os consumidores sintam-se especiais e isso vale também para o mundo digital.
As datas comemorativas, como o dia do consumidor, são ótimas oportunidades para conquistar as pessoas, reforçar o relacionamento com a sua marca e consequentemente vender mais.
Durante o mês, a semana ou no próprio dia, os clientes esperam encontrar preços atrativos, boas ofertas, entregas mais baratas ou até gratuitas, entre outros benefícios. Que tal oferecer um diferencial e agregar ainda mais confiança do seu consumidor?
O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de março. A data foi criada para proteger e lembrar que o consumidor possui direitos, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso em respeitar todas as leis que protegem aqueles que consomem seus produtos.
O consumidor é aquele a quem são fornecidos bens, prestação de serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso pessoal, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.
Para as empresas, criar boas ofertas nessa data vai muito além de aproveitar mais oportunidades de negócios. Na verdade, isso significa atender às expectativas do público e demonstrar engajamento com os seus interesses.
O marketing sazonal é muito importante para todo mercado, pois as empresas podem organizar suas estratégias com base nas oportunidades e tendências que variam de acordo com o calendário.
Listamos então, algumas ações que podem turbinar as suas vendas durante a celebração:
Valorize a experiência do consumidor
Trabalhar com descontos é importante, mas para quem deseja ir além e se destacar dos concorrentes é essencial promover experiências únicas.
Envie brindes exclusivos para celebrar
Por falar na construção de uma boa experiência de compra, o envio de brinde para clientes ainda é algo que diferencia a sua marca das demais. Para que seu cliente se sinta ainda mais especial, esse “mimo” deve ser exclusivo da sua loja e agregar algum tipo de valor ao consumidor. Um novo produto se seu portfólio, por exemplo.
Ofereça frete grátis
Caso seu negócio seja venda online, um dos diferenciais que mais atraem clientes é a oferta de frete grátis. Essa pode ser uma boa maneira de impulsionar ainda mais os seus negócios.
Monte kits de produtos e/ou serviços por preços promocionais
Com a oportunidade de aumentar o seu ticket médio, em datas comemorativas, ofereça um produto ou serviço adicional ao seu cliente. O famoso “Compre 2 e leve 3” é bastante atrativo.
Ofereça descontos atrativos
Faça “brilhar os olhos” de quem compra seu produto. Promoções realmente vantajosas para o bolso garante uma boa imagem e fortalece a confiança.
Crie conteúdo exclusivo para as redes sociais
As redes sociais não podem ficar de fora. Leve conhecimento aos seus seguidores. Compartilhe experiências positivas dos clientes com a sua marca, assim você aumenta seu senso de valorização, reforçando ainda mais o relacionamento.
Mas como surgiu o Dia do Consumidor?
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez em 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.
O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores:
- Direito à segurança
- Direito à informação
- Direito à escolha
- Direito à ser ouvido
Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.
Direitos do Consumidor no Brasil
No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).
Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.
Todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade.
Informações de endereço e telefone PROCON Nova Friburgo
Endereço: Avenida Alberto Braune, 223 (Antiga Rodoviária Leopoldina) – Centro
Telefone (22) 2525-9178 / 2525-9179
Email:
Atendimento PROCON: 151 (ligação gratuita).
FONTES: UOL Meu Negócio / Calendarr Brasil / PROCONS