ACIANF realiza plantio de hortênsias no Teleférico

ACIANF realiza plantio de hortênsias no Teleférico

 

Projeto, gerido pela Ecomodas, visa florir local do Teleférico de Nova Friburgo

 

O projeto Florir Teleférico é uma parceria inicial entre Ecomodas (responsável pela gestão do projeto) e Teleférico de Nova Friburgo, e que atualmente conta com diversas parcerias como ACIANF, Águas de Nova Friburgo, Casa Friburgo e poder público municipal, representado pelas secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Turismo.

O objetivo do projeto é florir o local por onde passam as cadeirinhas do Teleférico de Nova Friburgo, o mais alto do Brasil, em cadeiras duplas.

Uma visita técnica foi realizada, para as devidas averiguações do local que receberia as mudas. Um dos encontros aconteceu no Horto Municipal para averiguar a possibilidade do cultivo das mudas naquele local público, visto que a compra das primeiras 1.000 mudas se tornaria "caro" para um projeto como este, em que não houve injeção de recursos monetários entre as partes. 

A ACIANF (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) foi convidada para ingressar no projeto, diante do Projeto Vamos Florir que consiste no embelezamento e revitalização de praças e espaços públicos. A entidade ficou com a responsabilidade de disponibilizar e cultivar mudas de hortênsias para o plantio no morro do teleférico. Amarílio Salarini, encarregado do Vamos Florir, juntamente com a equipe de jardineiros do projeto, prepararam o solo, realizaram a capina, abriram os espaços, colocaram substrato, realizaram o plantio, fizeram a irrigação e também a capina posterior.

A concessionária Águas de Nova Friburgo cedeu o adubo gerado pelo processo de compostagem do lodo tratado, que é coletado na própria cidade para que este material fosse usado para enriquecer o solo "empobrecido" do local. 

Até o momento, foram plantadas as primeiras 600 mudas, contando também com o apoio das secretarias municipais, que enviaram até o local do plantio, alguns servidores para auxiliar na realização da capina e abertura dos berços. O lanche para a equipe foi oferecido pelo Hotel Recanto de Itália. A irrigação ficará a cargo do empreendimento teleférico.

A expectativa é que num futuro breve, as pessoas passem por cima de um grande e lindo tapete de flores. 

Agora chegou a vez da população de Nova Friburgo fazer parte desta iniciativa que ainda é um projeto piloto. Apenas 20% de toda extensão do trajeto das cadeirinhas está sendo revitalizado neste momento para averiguações dos resultados; contudo já é válido dizer que as mudas plantadas demonstram total vitalidade e algumas, possivelmente, poderão florir ainda este ano. Serão apenas 30 ingressos disponíveis para que os interessados possam participar deste momento de plantio.

Com o Projeto Florir Teleférico, a médio e longo prazo, o desejo dos seus realizadores é deixar um legado que favoreça a autoestima da própria população que viverá num ambiente bonito e cuidado. Junto a isso, favorecer o turismo e ecoturismo na cidade que é cercada por belas paisagens montanhosas e que é também a maior do Estado e a segunda no Brasil em produção de flores de corte. 

Por fim, vale destacar também que nas laterais das hortênsias, e próximo da vegetação de Mata Atlântica, mudas de palmeiras-juçaras serão plantadas pela EcoModas para o enriquecimento florestal. Tal espécie de árvore atrai e colabora com a alimentação de mais de 70 animais silvestres.

 

Imagem do WhatsApp de 2022 11 03 às 12.07.09     Imagem do WhatsApp de 2022 11 03 às 12.07.092