ACIANF participa do Encontro para o Desenvolvimento Regional

ACIANF participa do Encontro para o Desenvolvimento Regional

A ACIANF participou, na última terça-feira, do Encontro para o Desenvolvimento Regional, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Públicas do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de políticos, empresários e personalidades friburguenses, além de diversos outros representantes dos governos municipais das cidades que compõem o Centro Norte Fluminense.

Ao longo do dia diversas ações foram promovidas, desde consultorias com entidades e ações práticas como oficinas e rodadas de negócios.

Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, confirma a importância desses eventos para a região. “Esses encontros permitem justamente isso, além das falas e troca de experiência, a gente realiza um produto fundamental para consolidar a economia local, que são as compras públicas e as rodadas de negócio, que é a grande oportunidade para unir a cadeia produtiva, a iniciativa privada, as entidade e o setor público numa interface de envolvimento para produzir negócios e resultados. Nós tivemos fóruns como esse que numa rodada de negócios foram produzidos quase 26 milhões de reais em três horas de rodadas. O papel da secretaria nesses encontros é justamente esse: ouvir, modular e entregar os produtos que de verdade impactam na economia local.”

A economia e diversos outros setores seguiram sendo impactados, principalmente em Nova Friburgo, pois hoje foi anunciado, pelo próprio secretário, que o município será palco da Expo MercoSerra.: “Nosso sonho é que a gente pudesse ter em todas as regiões movimentos como esse, da iniciativa privada de vários setores, já prospectando alguns projetos que venham ao encontro do pensamento do Estado e o Mercoserra tem um trabalho brilhante, envolve todo esse segmento e por isso que eu anunciei aqui um evento importante de futuro que a gente vai fazer junto com o Mercoserra, porque o Estado não tá aqui pra atrapalhar e sim para consolidar.” Garantiu Farah.

Isso se deve também à representatividade econômica que o município de Nova Friburgo possui: “Essa região aqui é uma região muito rica. Friburgo representa um grande polo de empreendedorismo e de negócios. Aprovamos na ALERJ a substituição tributária para setores, inclusive para cervejarias. Eventos como esse, unem a região. Quando temos um evento em um município, todos os outros em volta são beneficiados. Então é muito útil e muito necessária essa união.” Destacou a deputada Adriana Balthazar.

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon destacou que mesmo durante a pandemia Nova Friburgo tem conseguido se destacar: “Apesar de toda dificuldades e limitações, enfrentando um período pandêmico em 2021, a gente sair de 2020, da 75ª posição de geração de empregos e chegarmos, de janeiro a outubro, (dados oficiais do CAGED) a ocupar a 1ª colocação na geração de empregos é um marco para nossa cidade, dentro de municípios que tem até 275 mil habitantes. Ainda tivemos o melhor resultado no que diz respeito à constituição de empresas, ficando na décima posição geral no estado do Rio de Janeiro, considerando a média da quantidade de empresas abertas com quantidade de habitantes, a gente avança ainda mais, ocupando a 5ª colocação do estado do Rio de Janeiro. Então entendemos que através dessa integração, parcerias entre os municípios, como também nessa conexão direta com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a pessoa do nosso governador, Cláudio Castro, o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Vinícius Farah, a gente vai conseguir avançar ainda mais e promover esse desenvolvimento que todos nós esperamos, e é claro unir um esforço nesse sentido.”

Johnny Maycon apontou também as vertentes para recuperação do turismo: “Bem, nós temos aqui em toda a região, fortíssimos segmentos econômicos, um deles, sem sombra de dúvidas é o turismo. Podemos e devemos, através dessa integração, discutir a possibilidade de implementar juntos, roteiros turísticos que contemplarão toda a região. O turismo é um grande elemento motriz para o desenvolvimento econômico. E é uma das portas que estão se abrindo para fortalecer toda a nossa região. Não tenho dúvidas que temos tudo para continuar avançando e gerando o desenvolvimento que a nossa cidade e região tanto precisa e merece.”