Engenheiros Agrônomos da ACIANF participaram da apresentação de um projeto de pesquisa na área rural de Nova Friburgo
Os engenheiros agrônomos, consultores da ACIANF: Camila Porto e Gabriel Violento participaram, na última terça-feira, 23, no auditório da Secretaria da Ciência e Tecnologi, da apresentação do Projeto: “O enfoque eco epidemiológico da substâncias tóxicas com impacto na saúde da população rural do cinturão verde do Estado do Rio de Janeiro: Intoxicações e exposições crônicas aos pesticidas e a sua relação com a doença renal crônica, no contexto da agricultura fluminense”.
A pesquisadora da UFRJ, Aline Espindola, doutora em Saúde Coletiva, apresentou a metodologia do projeto de pesquisa que prevê o acompanhamento de 5.000 indivíduos, entre 18 e 65 anos, durante um longo período de tempo para traçar a dinâmica da saúde da população. Serão aplicados questionários para buscar entender o perfil de exposição da população aos agrotóxicos, concomitantemente à coleta de amostras de sangue e urina.
Inicialmente o Projeto irá estudar a região de Vargem Alta, devido à ampla utilização de agrotóxicos na produção das flores e a maior exposição na aplicação, já que a maioria dos produtores fazem as aplicações em estufas, onde há a menor circulação de ar. Em um segundo momento, o projeto atuará junto à população do Distrito de Campo do Coelho, onde predomina a horticultura.
A motivação para o projeto está em entender as causas da epidemia global de doença renal crônica de origem desconhecida, ou seja, não associada a pacientes com diabetes ou hipertensão prévia. E comprovar se há uma associação positiva entre esses desfechos renais e o uso do agrotóxico nas áreas rurais.
O projeto contará com o conhecimento colaborativo das Secretarias Municipais Agricultura e Desenvolvimento Rural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde. E é o primeiro estudo longitudinal (Coore) que avaliará condições de saúde na área rural no Brasil.
O público foi recebido pelo anfitrião, secretário de Ciência e Tecnologia, André Montechiari.
Na ocasião, os presentes, agricultores, extensionistas, consultores da ACIANF e Secretários Municipais e pesquisadores da Embrapa, contribuíram com depoimentos para ajustar a estratégia de divulgação da pesquisa e o alcance ao produtor rural.