O que podemos aprender com a crise contábil das Americanas?

O que podemos aprender com a crise contábil das Americanas?

 

ACIANF aproxima tema para a realidade das pequenas empresas e traz dicas para evitar erros e inconsistências

 

No dia 11 de janeiro nos deparamos com a notícia de um rombo bilionário nas Lojas Americanas, que levou até mesmo à renúncia de seu CEO e CFO, Sérgio Rial e André Covre. Mas o que de fato aconteceu com a contabilidade da empresa e o que podemos tirar como lição disso tudo?

O rombo de 20 bilhões de reais da Americanas SA foi identificado no fechamento do último balancete trimestral (outubro, novembro e dezembro de 2022). Cabe agora aos investidores, gestores, analistas, contadores e auditores apresentarem uma explicação, e buscarem ações e ajustes que terão que ser realizados no balanço contábil da empresa.

As dívidas com fornecedores podem ter sido subestimadas ao longo dos últimos meses ou anos. O fator que provavelmente mais contribuiu para a situação atual é o de que essas transações não tenham sido registradas como deveriam.

Quando falamos sobre empresas e negócios, muitas vezes as questões mais básicas e essenciais como a própria gestão e planejamento ficam em segundo plano.

Os aprendizados que podem ser absorvidos são muitos, tanto por empresas em crescimento, e também as que já estão consolidadas no mercado, como as questões ligadas à falta de transparência, falta de acompanhamento e controle, que inclusive dá espaço à concorrência, sobretudo se esta tiver uma gestão bem estruturada e eficaz.

A ausência de controle torna-se uma bola de neve e faz com que a marca perca cada vez mais valor para o mercado ao diminuir a confiança de parceiros potenciais e até mesmo dos clientes. Consequentemente, a queda da receita compromete a saúde e longevidade da empresa.

Falhas na identificação de financiamentos bancários como dívidas na Americanas dificultaram a percepção até dos credores. A falta de transparência, de planejamento e acompanhamento impactaram diretamente nos relatórios apresentados a todos os envolvidos nas transações. A desestrutura e pouco empenho para lidar com problemas, também pode ser evitada com muita organização e ações preventivas.

Fatores relacionados à falta de acompanhamento estratégico financeiro levou uma grande empresa a uma situação desafiadora. O que aponta para a importância de uma boa gestão de riscos e de uma estratégia financeira a longo prazo bem definida.

O acompanhamento profissional de uma contabilidade especializada e a orientação financeira, fiscal e tributária será também decisivo em empresas de qualquer porte.

Uma empresa de sucesso é construída em vários anos através de diversos processos, mas algumas ações básicas impedem que elas possam crescer. Existe, muitas vezes, uma bolha de crescimento, onde uma empresa cresce, mas não de uma forma saudável e contínua.

Alguns pontos como a responsabilidade fiscal e tributária dentro de um negócio são muito importantes para seus resultados, por isso a necessidade de avaliar mensalmente, bimestralmente, semestralmente e durante todo o ano o processo de crescimento do seu negócio.

O tamanho do rombo das Americanas é proporcional ao faturamento da empresa. Mas você já parou pra pensar se hoje o seu negócio não tem um rombo proporcional ao tamanho do seu faturamento?

É um tanto comum empresas deixarem de 5% a 15% de seu faturamento escorrer pelo ralo, por não possuírem processos de gestão estratégicos ou até mesmo especialistas nas áreas mais críticas, como é o financeiro.

Seus resultados são bem avaliados? Sua formação de preços foi bem elaborada? Uma empresa não pode ser avaliada apenas por decisões emocionais. Ela é baseada em fluxo de caixa, DRE, patrimônio, lançamentos, balancetes, portanto o negócio deve ser tratado com muita seriedade.

Independentemente do tamanho da empresa, o planejamento, a gestão do negócio, gestão de riscos, estratégia financeira, ações preventivas, controle, acompanhamento e transparência devem ser primordiais.

Como é feito o controle de sua empresa? Não é feito? Passe a anotar todas as movimentações.

Já realiza de forma manual? Busque conhecimentos em ferramentas específicas ou até mesmo planilhas de fácil acesso.

Já realiza, mas não tem certeza se está fazendo corretamente? Procure um especialista para te auxiliar.

Existem, atualmente, no mercado, muitas ferramentas de gestão e planejamento dos recursos das empresas, como o sistema ERP, que nada mais é do que um software de gestão empresarial que serve para automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados.

Que tal ter a certeza de que o crescimento da sua empresa será saudável e duradouro? 

Outra dica importante é participar de capacitações oferecidas pela ACIANF  e outras entidades, como o SEBRAE, para adquirir conhecimento em todas as áreas da empresa e também de temas atuais que impactam diretamente no seu negócio.

 

Anne Marjie

Supervisora de Comunicação da ACIANF