Na manhã desta quinta-feira, 10, o presidente da ACIANF, Júlio Cordeiro, recebeu produtores agrícolas e representantes da Bélgica, na sede da entidade, para falar de projetos ligados ao segmento agrícola e cervejeiro de Nova Friburgo.
O encontro, que é desdobramento de uma visita técnica do Consulado Belga a Nova Friburgo em outubro de 2021, promovido pela Associação, teve como objetivo estreitar laços, trazer novas técnicas de plantio para o Brasil e apresentar um produto revolucionário, que permite a redução expressiva de agrotóxicos na produção agrícola. Trata-se de água transformada através de infusão elétrica, que evita a proliferação de diversos fungos e parasitas de forma eficaz, sem prejudicar a plantação, substituindo pesticidas, bactericidas e está sendo comercializada na Europa há quase 3 anos.
Estavam presentes na reunião: O presidente da ACIANF, Júlio Cordeiro, o vice-presidente de administração, Juvenal Condack, o vice-presidente de finanças e presidente do Pólo Gastronômico de Nova Friburgo, Flávio Stern, o vice-presidente de agronegócios, Alexandre Jacintho Teixeira, o diretor executivo da entidade, Roosevelt Concy, o Diretor Rio de Janeiro BelgaLux, Bruno Vermeiren, o especialista em negócios de hotelaria e mestre cervejeiro, Mervyn Scheepers, o Engenheiro Agrônomo da EMATER RIO, Martinho Belo, os engenheiros agrônomos da ACIANF, Camila Porto e Gabriel Violento e representantes da cervejarias Angels & Devils e Buzzi.
Juvenal Condack, vice-presidente de finanças da ACIANF, destaca que os benefícios do produto vão além da redução de agrotóxicos na produção: “É importantíssimo termos a perspectiva de um produto natural, que é basicamente água, reduzir o consumo de pesticida e químicos na lavoura. Isso é bom pra saúde humana, isso é bom também para o consumidor. Isso é segurança alimentar para quem compra os nossos produtos e é bom para o meio ambiente. O fator também é econômico, porque todos esses químicos já tiveram um aumento de preço significativo. E agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia teremos novamente uma disparada de preço. Então a busca por algo natural, que faz bem à saúde, faz bem ao meio ambiente e tem um custo menor, é fantástico para nós. Esse é o nosso objetivo.”
Roosevelt Concy, diretor executivo da entidade, expressa o engajamento da Associação em projetos em prol do desenvolvimento da região. “Deixamos registrado o reconhecimento da Associação Comercial Industrial pela Comunidade Belga., que sempre que chegam a Friburgo fazem essa abordagem, querem conversar e estar aqui dentro. Trazem em primeira mão para Nova Friburgo, através da Associação, para que possamos, de alguma forma, estarmos engajados nessa possibilidade de desenvolvimento de um produto europeu, revolucionário, que ao longo dos últimos três anos tem trazido de forma significativa uma contribuição que tem tudo a ver com o Brasil quando falamos em agricultura, na questão dos agrotóxicos. Tivemos aqui um empresário belga, que é o detentor da patente, um grande produtor belga de morangos e tivemos também o representante da Câmara de Comércio Brasil Bélgica. A conversa foi iniciada e temos muito a avançar. Trouxemos aqui os técnicos e representantes da Emater regional e local, toda a diretoria da ACIANF e também representantes do pólo cervejeiro, pois falamos do plantio de lúpulo na região. Tratamos aqui de desenvolvimento econômico e regional sustentável. O que não é mais moda, já está incorporado na vida de qualquer cidadão do planeta. O caminho é esse, e acredito que ele não tem volta. No que depender da Associação estaremos engajados nesse processo no desenvolvimento.”

Inovação marca encontro entre BRASIL E BÉLGICA na ACIANF
Acessos: 299