Na tarde da última terça-feira, 22, o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo se reuniu no auditório da ACIANF para falar sobre a Segurança da Mulher.
A Cada 5 minutos, uma agressão contra a mulher acontece no estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP- 2020).
O presidente do Conselho Comunitário, Adriano Leonissa, destaca a importância de se tratar este tema, durante o mês que se comemora o Dia dos Namorados. “A reunião, contando com a presença de tantas pessoas da sociedade civil e autoridades, demonstra o quão importante é que a segurança e a segurança da mulher sejam discutidas por todos, todos os dias, pois, se temos uma sociedade onde a mulher não está segura, podemos afirmar que ninguém está seguro.”
A reunião contou com a presença de importantes personalidades da segurança pública de Nova Friburgo, que destacaram ações necessárias, anúncios de investimentos, além de um depoimento marcante de uma mulher, vítima de violência doméstica.
Ainda segundo dados do ISP RJ, Nova Friburgo registrou 1.728 denúncias de violência contra a mulher no ano de 2020.
Marília Formiga, presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, aponta que é necessário tratar da segurança da mulher, numa visão mais ampliada, discutir políticas públicas para a mulher. Marília fala ainda sobre as denúncias: “ O hall de denúncias de violência contra a mulher é muito alto, e temos que considerar ainda a subnotificação. Muitas pessoas ainda não identificam, por exemplo, a violência patrimonial, como sendo uma violência, não há denúncia sobre isso. Então precisamos desmitificar ainda, para muitas pessoas, o que é a violência contra a mulher, quais os tipos de violência, para que as pessoas consigam se identificar como vítimas de violência”
A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Nova Friburgo/RJ (DEAM), Mariana Thomé, destaca que a luta contra a violência da mulher não pode ser somente das mulheres. “A luta contra a violência não é só das mulheres, mas da sociedade como um todo, então é importante que todos tenham consciência e denunciem qualquer ato de violência praticado contra familiares, vizinhos ou alguém de seu convívio,”
O ex-Secretário de Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, Allan Turnowiski, falou sobre investimentos realizados pelo Governo do Estado para a segurança: “Temos investimentos pesados na área de segurança, e a boa notícia é que dentro desses investimentos, vieram concurso público, que assim que aprovado, serão 2.000 policiais, sendo 1.000 somente para o interior do estado, o que dobrará o efetivo das delegacias da região, garantindo investigação de melhor qualidade e a punição de criminosos, além disso, estamos trazendo novamente às delegacias o atendimento terceirizado, por assistentes sociais, psicólogos filtrando para policiais fazerem o registro ou tratamento diferenciado à vítima que chega na delegacia.”

ACIANF recebeu reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo
Acessos: 374